26 de fevereiro

FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE PROFESSORES DE BOM JESUS DO SUL

Na última semana de fevereiro de 2016, aconteceu no município de Bom Jesus do Sul-PR a formação dos professores da rede municipal de educação. A empresa licitada pelo município, a Educare Soluções Educacionais Ltda, foi a responsável pelo planejamento, organização e execução das atividades juntamente com a equipe gestora do departamento municipal de educação.

A formação continuada foi estruturada a partir de três eixos norteadores: gestão escolar: desafios da liderança; trabalho em equipe: desafios do relacionamento interpessoal e as atitudes éticas; educação Infantil e Anos Iniciais: construção de limites no ambiente escolar.

Para Elizandra Fiorin Soares, coordenadora pedagógica da Educare, a proposta de formação continuada de Bom Jesus do Sul, “está articulada às preocupações coletivas dos profissionais que se encontram no município e que pensam no desenvolvimento de um trabalho de formação que contemple os fundamentos da gestão e os processos de gestão como suporte metodológico da prática educativa, buscando o aprofundamento de metodologias de trabalho como ferramentas duradouras no processo de aprendizagem do aluno. Contempla as relações interpessoais, a importância da comunicação como contribuição para entendimento do comportamento ético como meio de gerar o diálogo profissional no meio social e educacional, bem como, a compreensão do mundo infantil na construção de limites”.

Como encerramento da semana de formação, foi realizada uma atividade de trilha ecológica com o objetivo de refletir sobre a prática educativa e as relações interpessoais para o aprofundamento do trabalho em equipe. Foram abordados temas como valores para convivência coletiva, a comunicação, a construção de consensos em equipes e os desafios para liderar uma equipe. As atividades foram desenvolvidas em uma propriedade rural no interior de Dionísio Cerqueira-SC que disponibilizou espaços para trilha ecológica com cachoeira em meio a mata nativa.

Conforme Jonas Grejianin Pagno, facilitador da atividade, “a formação oportunizou momentos de vivências coletivas e práticas dentro de um contexto teórico e de fundamentação das práticas educacionais. Além disso, base norteadora da atividade foi a ética, que procura estabelecer princípios e valores que levem as pessoas a viverem em harmonia na sociedade, na família, na natureza”.
 
Para o secretário municipal de Bom Jesus do Sul, Clauderi Farias, “a atividade da trilha ecológica, busca fortalecer a importância de um trabalho em equipe e coletivo que fortaleça e retome algumas inquietações enquanto sujeitos ensinantes e aprendentes, ao mesmo tempo, possibilita estarmos atualizados em constantes discussões acerca do trabalho pedagógico e da importância em partilhar momentos significativos oriundos de ações do cotidiano escolar”.

Compartilhe nas redes sociais